bootstrap slideshow

Preocupação e Compensação Ambiental

A Cerâmica São José entende que a natureza deve ser explorada de forma sustentável e de acordo com as diretrizes da nossa legislação ambiental.

Toda a água utilizada no processo de conformação dos produtos cerâmicos é proveniente de um tanque que coleta as águas pluviais ao longo dos períodos e em seguida é “devolvida” a natureza por meio do processo de evaporação tanto na etapa de secagem como queima, garantindo assim o uso consciente da água.

A energia elétrica é racionada em seus processos. A Cerâmica São José faz constantes investimentos em manutenções nas redes elétricas, em seus motores e equipamentos mecânicos, com o intuito de economizar energia e ajudar na conservação dos processos de geração de elétrica em usinas hidrelétricas.

Os produtos com avarias dimensionais, trincas e outras não conformidades são controlados e destinados, por meio de convênio com a prefeitura local, à composição de matéria prima (aterro) para a recuperação de estradas e vias públicas.

Cerâmica São José está comprometida com as futuras gerações!

Filtros Lavadores de Gases

Uma das principais energias do processo produtivo da Cerâmica São José é obtida pela queima de lenha de eucalipto, proveniente de áreas licenciadas e autorizadas o seu plantio de maneira sustentável. Os fornos são licenciados pela ADEMA e os gases provenientes do processo de queima de biomassa (lenha) são monitorados constantemente, mesmo com a instalação de filtros lavadores de gases, que tem por função, retirar a fuligem dos gases de chaminé.

Recuperação de Jazidas Exploradas

As argilas provenientes de jazidas são devidamente licenciadas pela ADEMA – Administração Estadual do Meio Ambiente, aonde as suas atividades de extração respeitam todos os limites impostos pelo DNPM em relação às encostas, assim como a colocação de marcos nos vértices da poligonal da área, com os respectivos números. Toda a argila extraída é transportada em caçambas próprias e são cobertas por lonas, umedecendo as vias públicas, respeitando a velocidade e os limites de peso, com o intuito de manter todo o seu entorno com o mínimo de impacto possível. Todo esse trabalho de exploração de jazidas é desenvolvido e acompanhado por consultores e Geólogos contratados, para que sejam executados de maneira correta e otimizada, de modo a evitar processos erosivos e degradação ambiental.

Biomassa de Fontes Renováveis

Biomassas de Fontes Renováveis são aquelas em que a sua utilização e uso é renovável e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento dessa mesma fonte, por isso a Cerâmica São José faz o uso dessa fonte de energia na operacionalização dos seus fornos. Garantir a sustentabilidade da natureza é geração de valor para a empresa e evidência do seu compromisso com o meio ambiente.

Política de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A legislação exige que grandes geradores como indústrias, supermercados e shoppings, façam seu PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

A Cerâmica São José entende que esse plano traz muitos benefícios e por isso promove a segregação e reciclagem dos resíduos, por meio dos seus próprios funcionários, adequando-os corretamente desde a coleta, manuseio, armazenamento e transporte, com o mínimo de riscos para os seres humanos e para o meio ambiente.